Carros de auto-condução pode eliminar a maioria das mortes no trânsito e reduzir o congestionamento

terça-feira, 29 de outubro de 2013

É o que mostra um estudo realizado pelo Centro de Transporte Eno em Washington (EUA). O relatório conclui que os robôs não bebem, não se distraem, dormem ou batem a porta traseira em acessos de raiva, motivo que levou os especialistas a concluírem que eles fazem uma condução mais segura e eficiente quando comparados aos seres humanos.
O estudo prevê ainda que os veículos autônomos também podem reduzir o congestionamento, no entanto o maior obstáculo da auto-condução são os altos custos. Sensores adicionados, o software com este tipo de programação e a engenharia de energia podem adicionar até US $ 100.000 dólares por veículo. Mas a produção em larga escala promete maior acessibilidade ao longo do tempo.


O relatório do Centro para Transporte Eno em Washington DC, divulgou ainda que carros autônomos podem produzir economia na poupança econômica e reduzir as mortes no trânsito.
Uma das dúvidas ainda é quanto à aceitação do público, e de quem seria a responsabilidade em caso de acidentes.
Pesquisa do governo dos EUA indicam que erros humanos é a principal razão por trás de mais de 90% por cento de todos os acidentes. Em mais de 40% dos acidentes fatais de trânsito componentes que envolvem álcool, distração, drogas ou fadiga estiveram envolvidos e que esses acidentes fatais por erro humano podem ser reduzidos.
No Brasil não é diferente, segundo o Portal do Trânsito Brasileiro 75% de todos os acidentes é causado por falhas humanas, 12% por problemas nos veículos, 6% por deficiência das vias e 7% por outras causas.
As empresas já estão investindo nesta tecnologia, muitas das características que vão para a criação de um carro que dirige sozinho já estão disponíveis, especialmente em carros de alto valor.
Para os fabricantes uma das vantagens destes carros é auxiliar principalmente idoso e pessoas com deficiência, pegando e as levando a seus destinos sem precisar de outras pessoas.

Fonte: Daily Mail





Comentários:

Postar um comentário

 
Histórias que Inspiram © Copyright | Template By Mundo Blogger |