Mulher Gato dos Móveis

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Sylvia tem uma agenda bastante corrida, a empresária além de ministrar palestras pelo Brasil ensinando as pessoas a vender, também era uma das contratadas do programa “Escolinha do Gugu, pela Rede Record de Televisão. No programa ela fazia o papel de “Dona Sylvia”, o que segundo ela, ajudava a divulgar suas lojas.

Sem medo de desafios – é o que melhor define Josefa Adecilda, mais conhecida como a mulher gato dos móveis - um exemplo atípico de empreendedorismo. Com apenas R$ 8 mil de capital ela montou sua primeira loja em 2002 na capital paulista.
Passados 10 anos, Sylvia hoje, com seis lojas, é um exemplo de sucesso. No ano passado a empresária lançou um livro contando toda a trajetória de sua vida. De menina pobre que saiu do Ceará aos 14 anos, e dos desafios vividos que enfrentou quando chegou a São Paulo para cuidar da sobrinha para a irmã que passava por um problema de saúde.
Com R$ 8 mil de capital Sylvia alugou um lugar para colocar seus móveis, na época consignados e fez um letreiro com o nome da loja.

Com a experiência acumulada e muito conhecida por fabricante não faltou quem lhe confiasse crédito, com uma loja cheia de móveis, e uma dívida enorme, a jovem empreendedora conta que era necessário apostar alto, tentar o que ela chama de tudo ou nada.
Acreditando que para vender é preciso “aparecer” fez um contrato com o canal de TV Shop Tor, com o dinheiro das vendas dos móveis do primeiro mês ela pagou a mídia. Mas a empresária foi além, no canal achava as propagandas todas iguais e resolveu que era necessário apresentar um cenário novo.
Com isso em mente, para chamar a atenção, começou a se fantasiar de Emília, depois de Mulher Maravilha, o figurino se estendeu a Rebeldes e finalmente Mulher gato. “A mulher-gato aparecia na loja e o espaço ficava cheio, lota até hoje, porque ela é diferente, sensual, ousada, todo mundo gosta, quando estou vestida, eu escuto muito na loja: “Miau”.
“120 dias foi o prazo que os fornecedores me deram, mas em 30 dias paguei toda a minha dívida”, conta orgulhosa. 
Uma das táticas para o sucesso nas vendas acredita, é ter senso crítico e aprender com os erros. Ouvir o que os colaboradores têm a dizer, “é eles que ficam o dia a dia com os clientes, sempre acabo aprendendo novas manhas com eles”, revela a empresária.
Trabalhar no comércio é ter que vencer desafios constantemente, e algo que todo profissional não deve descuidar é de buscar conhecimento todos os dias, estar antenado. “Hoje os clientes são muito exigentes, por isso tenho um diretor comercial que vai direto para as feiras, na China, Alemanha, estamos presentes em todas buscando as novas tendências e modelos exclusivos” conta Sylvia.

A receita para vender – A mulher gato conta que consegue vender tanto porque é uma pessoa humilde, fato que acredita ter feito com que caísse na graça das pessoas. Com carisma é possível atingir todas as classes sociais.
Qualquer um consegue vender, isto está no sangue de todos nós, em algum momento qualquer profissional de outras áreas precisam exercitar o dom da venda. O dentista, o advogado, um jornalista, todos precisam vender seu trabalho.
Uma das táticas também é qualificar os funcionários, colocar cotas para atingirem, e ao alcançarem, fazer a distribuição de prêmios. “Eu sorteio veículos para o primeiro e segundo lugar dos vendedores de toda a rede, também motos e TVs, como um meio de incentivar meus colaboradores”.
Pessoas que querem trabalhar em alguma das lojas da Sylvia, precisam ser determinadas e como regra não podem fazer acepção de pessoas, os clientes que chegam em um Fusca ou Porsche recebem o mesmo tratamento.
Outra exigência é conhecer os termos técnicos dos produtos expostos, pois isto também ajuda na hora da venda. O vendedor precisa saber falar sobre as utilidades do que ele esta ofertando, garantias e as vantagens que o cliente terá em adquirir determinada mercadoria. “Meus funcionários passam por esses treinamentos para conhecer os produtos, o tecido, a espuma, o material. Aqui é obrigatório saber tudo” enfatiza Sylvia.
A venda dos Livros Lançado no ano passado 2012, o livro é de autoajuda. Nesta edição Sylvia abordou a infância pobre e o amor que têm pela família. “Estamos vendendo muito, as pessoas estão se identificando com o livro, talvez por ser de autoajuda, eu escuto muito: “Sylvia Design, estou amando o seu livro, Sylvia eu vou ser você amanhã, Sylvia Design, vou ser melhor do que você”. E isto é muito gostoso. Toda semana o livro estava esgotando nas livrarias.
Para este ano de 2013, a empresária promete outro lançamento, que segundo ela vai ser bem diferente, totalmente ousado, “falando da minha
vida como empresária, como mulher, da esposa, da atriz, vai ser um livro como o “50 Tons de Cinza”. 

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