Cuidados que o consumidor deve ter ao se adquirir uma panela de pressão

sábado, 8 de outubro de 2011

Ilustração retirada do livro didático público

As panelas de pressão comercializadas a partir de 1 de setembro de 2009, devem conter o Selo de Identificação do Inmetro. O selo é obrigatório para qualquer panela de pressão, o qual indica que ela passou por testes de segurança e esta apta ao uso. O Selo só é concedido a empresas que se adequarem as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas a ( ABNT) que é o órgão responsável pela normalização técnica no país.

O selo foi desenvolvido com o objetivo de proteger o consumidor, em razão já do alto número de relatos de acidentes, aumentando a segurança do produto.

Alguns requisitos foram criados visando a redução dos riscos. Na hora da compra constate se o utensílio tem o selo do Inmetro e só compre em lojas e depósitos credenciados. A coordenadora do Procon Claudia Silvana alerta para que se evite a compra deste tipo de panela de ambulantes, “pois não há garantia quanto à procedência”, e diz ainda “para que se constante se as panelas são marcadas de maneira clara e permanente, as indicações do fabricante”:

a) Nome do fabricante ou símbolo de identificação;

b) Capacidade volumétrica, bem como a pressão nominal de trabalho;

c) Número desta Norma;

d) Identificação que garanta a rastreabilidade do produto (lote, no de série).

9.3.2.1.2. Se A tampa ou o cabo ou as alças contem um aviso, de maneira clara, chamando atenção para a necessidade de se lerem as instruções do manual antes de colocar a panela em uso, como por exemplo: “ATENÇÃO! LEIA AS INSTRUÇÕES ANTES DE COLOCAR A PANELA EM USO” ou “CUIDADO! LEIA AS INSTRUÇÕES ANTES DE USAR”.

Verifique se contém um manual com as instruções para uso, com linguajar de segurança simples de entender, incluindo detalhes de como abrir e fechar a panela, os cuidados no uso, manutenção e capacidade máxima para cozimento.

Fique Atento: Para evitar qualquer tipo de acidente com a panela de pressão, use o produto de forma adequada. Existem cuidados que precisam ser tomados afim de evitar a explosão da panela que não gera apenas prejuízos materiais mas muitos físicos. Use sempre a proporção de água e o tempo de permanência no fogo indicados pelo fabricante no manual de instrução. O recomendado é usar 65% da capacidade do utensílio,por exemplo em um panela com capacidade de cinco litros, coloque um volume de água igual a três litros. Enquanto a panela estiver no fogo, é preciso observar se a válvula aquela que chia esta funcionando normalmente.

Se não estiver, desobstrua a passagem de ar, isto pode ser feito manualmente, basta apenas levantar a válvula. E lembre de nunca abrir a panela sem verificar se está totalmente sem pressão. A válvula tem uma vida útil e deve ser trocada a cada cinco anos em representantes autorizados.

O posicionamento do cabo da panela a deve estar sempre voltado para o interior do fogão e nunca para fora, evitando que, acidentalmente, a panela caia ao chão.

Ao fazer a limpeza da panela, remova os resíduos de gordura cuidadosamente da válvula de pressão para não ocorrer obstrução. A borracha e a tampa devem ser lavadas separadamente. Observe se a borracha apresenta algum tipo de falha, e faça a troca a cada três meses no máximo.

Comentários:

Postar um comentário

 
Histórias que Inspiram © Copyright | Template By Mundo Blogger |