TRÊS TIPOS DE PESSOAS

domingo, 8 de setembro de 2013


Foto: Divulgação Comunhão Cristã Abba.
O pastor Pio Francisco de Carvalho é formado em Administração de empresas com mestrado em Administração (Atlanta-Georgia –EUA) e doutorado em Teologia pela “Latin University of Teology” da Califórnia (EUA). É membro do International Leadership Institut, sendo o responsável pelos ensinamentos do instituto nos países de fala portuguesa, como África, Timor Leste, Canadá e Portugal.

Texto: Pio Carvalho

A vida é feita de desafios diários, e cada pessoa encara estes desafios de uma forma. A Administração têm uma linha de estudo que define TRÊS perfis de pessoas, baseando-se em estudos de comportamento.

1-AS QUE FAZEM AS COISAS ACONTECEREM

Concentram sua mente em NOVAS ideias, novas alternativas para fazer a mesma atividade e ainda novas possibilidades para diversas áreas.
Pessoas com este perfil, olham algo que é feito do mesmo jeito a muito tempo, avaliam, pesquisam, buscam, reinventam o processo, estudam possibilidades de melhoria, enfim, FAZEM as coisas acontecerem.
Empreendedores, Executivos e ainda Milionários, são exemplos de pessoas que agem desta forma. Não são o que são pelo que possuem, mas porque pensam de forma proativa e inovadora.
Eles sabem quem são, tem objetivos claros, tem relacionamentos fortes e estruturados. Respeitam as pessoas, elogiam com facilidade e sabem que são mais poderosos do que o dinheiro que possuem.
ESTAS SÃO AS QUE FAZEM.

2- AS QUE OBSERVAM  as coisas acontecer – São pessoas que estão “por dentro” de tudo o que acontece. Possuem informações, mas não sabem utilizá-las para seus projetos.
Este grupo comporta-se como EXPECTADORES, têm um pensamento mediado frente a vida, não buscam mudanças ou inovações, ou seja, são conformados. Gastam muito tempo falando sobre coisas, e as observa enquanto elas acontecem.
É raro, este perfil de pessoas falar sobre ideia, inovação, processos, expansão de negócios. Preferem falar sobre coisas e outras pessoas.
Deixam assuntos sem valor tomar conta de sua mente. Mudam muito os relacionamentos, não tem amizades douradoras, raramente elogiam, mudam muito de projetos e não trabalham com prazos.
ESTAS SÃO AS QUE OBSERVAM.

3- As que DIZEM o que aconteceu – Ainda temos as pessoas que não se envolvem nem no ato de observação, buscam em outros a avaliação pronta, uma das perguntas frequentes é, o que aconteceu?
Este grupo têm uma mente “pobre”, é totalmente o oposto do primeiro perfil das pessoas que fazem.
Podemos afirmar que a pobreza econômica está ligada com a pobreza emocional e intelectual. Por exemplo, falar mal das pessoas pelas costas, é sinal de imaturidade e ignorância.
A pessoa que tem uma mente “pobre” nunca elogia, gosta de fofoca, assiste muito televisão, sempre diz que está cansado e sempre quer trabalhar menos.
Esse grupo de pessoas foca as tarefas e não os resultados, (Ex: Fiz o que você mandou). Pensam que o dinheiro é a solução para tudo. (Ex: Ganhadores de loterias).
ESTAS SÃO AS QUE DIZEM.

COMO DEVEMOS AGIR, AVALIANDO ESTES PERFIS?

a)    Reserve um tempo para sonhar. Comece a perguntar a si mesmo, como isso pode ser feito. Encontre a melhor forma para alcançar resultados.
b)    Mude seu linguajar, a palavras impossível, troque por possível. Não posso, troque por, eu posso. Estou cansado, troque por, estou disposto. Não confio, troque por, eu confio. É difícil, troque por, é fácil.
c)    Pare de reclamar. As reclamações sempre estão ligadas a pessoas, isso mostra que você não está pensando em ideias e em soluções. O que nós falamos constantemente desenha o nosso futuro. A boca fala daquilo que o coração está cheio, disse Jesus.
d)    Veja os problemas como oportunidades, e não como bloqueios para sua caminhada. Isso gera novas ideias.







3 comentários:

  1. Parabens Franciele Vargas,lindo texto e gosto muito deste tipo de reflexão de auto analise,as pessoas estão precisando se reciclar em suas atitudes e forma de pensar,a TV e algumas culturas musicais estão contaminando as pessoas e as deixam alienadas.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, gostei muito também, por isso quis compartilhar. O texto não é meu,mas achei que era necessário repassá-lo, pelo motivo que como você bem escreveu as pessoas estão precisando se reciclar em suas atitudes.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Que interessante, gostei do texto me fez refletir nas coisas. Parabéns seu blog esta lindo.
    beijoos

    ResponderExcluir

 
Histórias que Inspiram © Copyright | Template By Mundo Blogger |