Se você está pensando em
montar sua primeira loja virtual, você está no caminho certo. Hoje todas as
grandes redes se renderam as vendas on-line, além de manterem suas lojas
físicas buscam mercado no e-commerce.
O motivo é simples, as
vantagens são muitas, tanto para o comerciante como para o cliente, que pode
pesquisar mais lojas e preços variados, tudo sem sair de casa. E acaba por
economizar em tempo e dinheiro.
Para as empresas um dos
principais fatores é a venda 24 horas, alcançam públicos de variadas classes,
há redução dos custos na contratação de pessoal, aluguel do imóvel entre
outras.
Como já falamos acima a
concorrência é grande e o fato de ter uma loja virtual funcionando não é
garantia de vendas.
Hoje todas as grandes
varejistas possuem suas lojas on-line, redes que você conhece desde sua
infância e que também é cliente. Pois é todos nós somos, procuramos por elas,
com nomes consolidados no mercado não é tão simples concorrer com elas. Isto porque elas vendem de
tudo e geralmente com preços bastante atrativos e competitivos.
Mas não se desespere, não é
o fim, as grandes redes muitas vezes não conseguem atender a grande demanda que
possuem. E isto é algo que conta a favor de sua empresa: você pode oferecer um atendimento
personalizado e maior agilidade nas entregas.
Para ter esse diferencial,
se proponha a entregar somente o que vai conseguir dentro do prazo estipulado.
Dê ao cliente sempre um prazo maior para que o produto chegue com antecedência.
Ele ficará satisfeito e recomendará sua loja a outros amigos.
Para isso é preciso ter um controle
rigoroso do estoque. Dê a opção ao cliente de entregas mais rápidas, como a de
Sedex e informe sobre custos adicionais. Sempre confira os produtos se estão em
perfeito estado, antes do despacho.
E o mais importante, coloque
pessoas competentes para atender o seu cliente, lembre-se que está será a
imagem que ele tem da sua marca. Se for mal atendido vai espalhar pela rede de
internet inteira que sua loja não trata bem os clientes e não possuem bons
produtos. E todos nós sabemos que não compramos onde não somos bem tratados.
Crédito: Pedro Eugênio |
Invista
em Marketing: Aparecer ainda é a melhor maneira de
divulgar o seu negócio, mas não caia no erro que muitas empresas cometem. Só
porque uma determinada empresa está no Facebook não é necessário que você
esteja, lembra o especialista em Marketing e Gestão Empresarial, Fred
Alecrim. “A empresa deve optar por um meio que vai conseguir alimentar
constantemente, e que tenha tempo de estreitar o relacionamento com seus
clientes além de gerar conteúdo relevante para o seu público”, adverte Alecrim.
Empresas que entram em
várias redes e não possui gente para gerenciar estas mídias acabam por deixarem
uma imagem de desleixo. O cliente quando entra percebe que há muito tempo a
página não é atualizada, sai e acaba não voltando mais.
Use todas as ferramentas
disponíveis mas, de forma eficiente.
Trocas – Como seu cliente não está vendo o
produto que compra como é possível em uma loja física, ofereça a ele a
possibilidade de trocas de forma rápida e sem muita complicação, isto lhe dá
créditos adicionais.
As pessoas sabem que o
Procon oferece a opção para as lojas em fazerem trocas, e quando a loja possui
e tem agilidade neste processo, é algo que gera muita satisfação ao cliente. Defina
os prazos e condições para serem feitas as trocas e se há variação no valor.
Seguindo esses passos sua
empresa tende a ter muito sucesso!
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