Sylvia tem uma agenda bastante corrida, a
empresária além de ministrar palestras pelo Brasil ensinando as pessoas a
vender, também era uma das contratadas do programa “Escolinha do Gugu, pela
Rede Record de Televisão. No programa ela fazia o papel de “Dona Sylvia”, o que
segundo ela, ajudava a divulgar suas lojas.
Sem medo de desafios
– é o que melhor define Josefa Adecilda, mais conhecida como a mulher gato dos
móveis - um exemplo atípico de empreendedorismo. Com apenas R$ 8 mil de capital
ela montou sua primeira loja em 2002 na capital paulista.
Passados 10 anos,
Sylvia hoje, com seis lojas, é um exemplo de sucesso. No ano passado a
empresária lançou um livro contando toda a trajetória de sua vida. De menina
pobre que saiu do Ceará aos 14 anos, e dos desafios vividos que enfrentou
quando chegou a São Paulo para cuidar da sobrinha para a irmã que passava por
um problema de saúde.
Com R$ 8 mil de
capital Sylvia alugou um lugar para colocar seus móveis, na época consignados e
fez um letreiro com o nome da loja.
Com a experiência
acumulada e muito conhecida por fabricante não faltou quem lhe confiasse
crédito, com uma loja cheia de móveis, e uma dívida enorme, a jovem
empreendedora conta que era necessário apostar alto, tentar o que ela chama de
tudo ou nada.
Acreditando que para
vender é preciso “aparecer” fez um contrato com o canal de TV Shop Tor, com o
dinheiro das vendas dos móveis do primeiro mês ela pagou a mídia. Mas a
empresária foi além, no canal achava as propagandas todas iguais e resolveu que
era necessário apresentar um cenário novo.
Com isso em mente,
para chamar a atenção, começou a se fantasiar de Emília, depois de Mulher
Maravilha, o figurino se estendeu a Rebeldes e finalmente Mulher gato. “A mulher-gato aparecia na loja e o espaço ficava
cheio, lota até hoje, porque ela é diferente, sensual, ousada, todo mundo
gosta, quando estou vestida, eu escuto muito na loja: “Miau”.
“120 dias foi o prazo
que os fornecedores me deram, mas em 30 dias paguei toda a minha dívida”, conta
orgulhosa.
Uma das táticas para o sucesso nas vendas
acredita, é ter senso crítico e aprender com os erros. Ouvir o que os
colaboradores têm a dizer, “é eles que ficam o dia a dia com os clientes,
sempre acabo aprendendo novas manhas com eles”, revela a empresária.
Trabalhar no comércio é ter que vencer desafios
constantemente, e algo que todo profissional não deve descuidar é de buscar conhecimento
todos os dias, estar antenado. “Hoje os clientes são muito exigentes, por isso
tenho um diretor comercial que vai direto para as feiras, na China, Alemanha,
estamos presentes em todas buscando as novas tendências e modelos exclusivos”
conta Sylvia.
A
receita para vender – A mulher gato conta que
consegue vender tanto porque é uma pessoa humilde, fato que acredita ter feito
com que caísse na graça das pessoas. Com carisma é possível atingir todas as
classes sociais.
Qualquer um consegue vender, isto está no sangue de
todos nós, em algum momento qualquer profissional de outras áreas precisam
exercitar o dom da venda. O dentista, o advogado, um jornalista, todos precisam
vender seu trabalho.
Uma das táticas também é qualificar os
funcionários, colocar cotas para atingirem, e ao alcançarem, fazer a
distribuição de prêmios. “Eu sorteio veículos para o primeiro e segundo lugar
dos vendedores de toda a rede, também motos e TVs, como um meio de incentivar
meus colaboradores”.
Pessoas que querem trabalhar em alguma das lojas da
Sylvia, precisam ser determinadas e como regra não podem fazer acepção de
pessoas, os clientes que chegam em um Fusca ou Porsche recebem o mesmo
tratamento.
Outra exigência é conhecer os termos técnicos dos
produtos expostos, pois isto também ajuda na hora da venda. O vendedor precisa
saber falar sobre as utilidades do que ele esta ofertando, garantias e as
vantagens que o cliente terá em adquirir determinada mercadoria. “Meus funcionários passam por esses treinamentos
para conhecer os produtos, o tecido, a espuma, o material. Aqui é obrigatório
saber tudo” enfatiza Sylvia.
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