Há mais de uma década o Brasil
participa de forma expressiva da Feira Nacional de Varejo promovida pela
National Retail Federation (NRF), a associação nacional do varejo norte-americana,
realizada em Nova York há mais de cem anos.
O evento, também chamado de NRF,
teve sua 102°edição, realizada no começo deste ano. Os participantes tiveram
acessibilidade à seminário, fórum, apresentação de cases de empresas
mundialmente conhecidas, além de exposição de produtos e tecnologias de última
geração para o setor varejista.
Com 12 anos de experiência no
varejo, o executivo Fred Alecrim é administrador, consultor e palestrante e foi
um dos participantes da feira em Nova York.
Seu trabalho, livro on e offline mais um pouco de sua longa carreira no ramo varejista pode ser conhecida no site www.fredalecrim.com.br. Veja nesta entrevista algumas das principais tendências em gestão e operação de varejos identificados por Alecrim.
Ao longo de sua carreira, Alecrim vem atuando também em treinamentos de profissionais do varejo, tendo já conduzido palestras e workshops para algumas das principais varejistas atuantes no Brasil.
Seu trabalho, livro on e offline mais um pouco de sua longa carreira no ramo varejista pode ser conhecida no site www.fredalecrim.com.br. Veja nesta entrevista algumas das principais tendências em gestão e operação de varejos identificados por Alecrim.
Ao longo de sua carreira, Alecrim vem atuando também em treinamentos de profissionais do varejo, tendo já conduzido palestras e workshops para algumas das principais varejistas atuantes no Brasil.
Alecrim é graduado em Administração de Empresas, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, em Pedagogia Empresarial Estratégica e é Certificado em Social Media Marketing e Content Marketing. |
As pessoas sabem vender ou aprendem?
Alecrim |Existe vocação, há pessoas que conversam melhor que
outras e que são melhores com relacionamentos, e isto ajuda.
As que não têm, podem
aprender. Eu acredito que hoje ninguém vende mais nada para ninguém, podemos
inspirar o cliente a comprar. Porém é preciso construir uma base de bons
relacionamentos para atrair mais pessoas a comprar.
É importante que o
cliente goste de você e saia falando bem. Ele precisa ser inspirados pelos
canais de contato, sejam eles online ou off-line.
É necessário saber o
que ele quer, não só em termos de serviços, mas também de orçamento.
Onde os varejistas mais estão falhando?
Alecrim
| Eu não diria que os varejistas estão falhando.
Mas um ponto que precisa ser mais trabalhado, e é uma tendência para a
vida toda, é o fator gente. [É preciso] investir na contratação, na capacitação,
no reconhecimento e na recompensa de pessoas. Como varejo é relacionamento, é
preciso ter as melhores pessoas. Este deve ser um dos pontos primordiais de foco
constante. É o dono cuidando bem de seu gerente, para que ele também cuide do
seu vendedor e este, do cliente.
Como especialista em varejo, os brasileiros estão fazendo a lição de
casa?
Alecrim | Estão cada vez melhor. O brasileiro
está evoluindo bastante nestes aspectos. Já temos até algumas empresas que são
referências no varejo, em como operam as suas lojas, as suas pessoas. Tenho
acompanhado como o varejo brasileiro está evoluindo.
De uns anos para cá, temos visto palestrantes e cases de empresas brasileiras
na própria NRF. Se este espaço está sendo conquistado é porque temos o que
mostrar. Já não vamos para lá só para aprender com eles, mas para mostrar um pouco
do que estamos fazendo aqui no nosso País.
Qual é o caminho para se destacar no varejo?
Alecrim | Hoje é fundamental entender
que a relação com o cliente não é só mais dentro da loja, existem novos canais,
e o que a empresa precisa é ter pontos de contato consistentes com os clientes.
E ter funcionários bons se relacionando com estes clientes para que possam escolher
onde preferem se relacionar com a marca.
O senhor fala muito sobre “gestão
GPS”, o que significa isso?
Alecrim | Tenho estudado muito a
respeito disto, e empresas bem sucedidas tendem a trabalhar estes fatores. Gestão
GPS significa Gente, Processo e Sistemas. Gente, em todos os casos, é o fator
mais importante, se eu tenho gente boa, consigo ir mais rápido. Consigo
conquistar clientes e construir uma reputação boa para a marca. Isto é obtido com boas
ideias e as ações do dia a dia.
Em seguida, as pessoas trabalham juntas no Processo, que é o
segundo ponto. Os processos precisam existir e precisam
ser simples, para que todos entendam rapidamente. Precisam ser escritos,
porque caso contrário cada um fará de um jeito. Precisam ser atualizados
constantemente porque o varejo muda muito. Seja o processo de compra, de venda,
atendimento, ou de
recrutamento e seleção, se estiver ultrapassado, não vai mais ajudar a empresa
em sua evolução.
O
terceiro aspecto são os sistemas e softwares. Os sistemas devem trabalhar para
ajudar a empresa e as pessoas a terem as informações dos dados e das tomadas de
decisões. É preciso entender o que está indo bem e o que não está – por meio destes sistemas de gestão da empresa, para que as
decisões não sejam tomadas com 'achismo', mas em cima de dados
concretos.
Os
blogs, o facebook, o twitter e os dispositivos móveis podem, além de ser um
meio de informação, ser um meio de relacionamento e vendas. É importante cuidar
destes três
processos no varejo para que a marca cresça.
Existe um meio ideal que as empresas podem adotar para ter uma comunicação
com o seu público?
Alecrim
| É preciso ter bem definida a estratégia do negócio.
O site e a rede social vão trabalhar para auxiliar a estratégia que já existe. O que deve ser pensado é que
não se cria uma estratégia para as redes sociais à parte, ela deve fazer parte.
E ela não deve ser presa em uma ferramenta em si, não pensar que tem
que ser o Facebook, o Twitter ou qualquer outro. Ela deve ser aquela que se encaixa melhor no
perfil de cada empresa.
Não é porque o seu concorrente está utilizando um determinado meio
que você deve utilizar também. Só deve fazer isso, se fizer parte da estratégia da sua empresa. É importante
lembrar que o primeiro passo é construir, e em seguida é preciso desenvolver o relacionamento. O mais difícil é
atrair as pessoas. Para isso é preciso gerar conteúdo relevante, porque as
pessoas só vão até algum meio de comunicação se isso interessar a ela.
Por Franciele Vargas*
Fonte: Móbile Lojista 294, Página 44. Janeiro/Fevereiro 2013.
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